sexta-feira, 30 de março de 2007

15ª Aula - 29/03 - Ícone / Índice / Simbolo

Nesta aula, procuramos estabelecer as diferenças existentes entre ícone, índice e símbolos. Antes de entrar diretamente no tema, é muito importante definirmos o que é semiótica, podemos defini-la como sendo a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral, na semiótica todo signo que a convencionalidade predomina possui uma relação símbolo. Exemplo disso é a paz mundial e a pomba da paz, a convenção fez da imagem semelhante a uma pomba branca, um símbolo de paz.
Segundo Charles Sanders Peirce, existem três tipos de signos:
 O ícone, que mantêm uma relação de proximidade sensorial ou emotiva entre o signo, representação do objeto, e o objeto dinâmico em si – exemplo: pintura
 O índice, ou parte representada de um todo anteriormente adquirido pala experiência subjetiva ou pela herança cultural – exemplo: onde há fumaça, logo há fogo. Quer dizer que através de um índice (causa) tiramos conclusões.
 O símbolo, que de forma arbitrária estabelece uma relação convencionada entre o signo e o objeto – exemplo: o termo cadeira.

quinta-feira, 29 de março de 2007

FOTOS DA APRESENTAÇÃO CAP. 11 / O CORPO FALA

Demorou mais chegou................

é só clicar no título
aproveite............

14ª Aula - 28/03 - Cultura: um conceito antropológico

Nesta aula discutimos sobre a definição de cultura no ponto de vista do escritor Edward Tylor, para ele; "Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade."
Na minha opinião a cultura exerce papel principal para delimitar as diversas personalidade, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano. A cultura para mim é um mecanismo adaptativo e cumulativo, ela sofre mudanças. Traços podem se perde, outros podem ser adicionados, em uma grande velocidade. O ambiente exerce papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens podem mudar sua maneira de encarar o mundo tanto por contigências ambientais quanto por transformações da consciência social

segunda-feira, 19 de março de 2007

11ª Aula - 15/03 - Trabalho Tele Novela

Quem sou, Onde estou, para onde vou. rsrsrsrs.

Brincadeira.

Nesta aula o professor Andre, falou sobre o trabalho que teremos que apresentar no dia 12 de abril, que será uma tele - novela.
Que Deus nos ajude.......

10ª Aula - 14/03 - Mensagem Subliminar

Está aula foi muito interessante, pois vimos muitas coisas sobre mensagem subliminar.
Quando pesquisei sobre o assunto encontrei algumas definições muito boas.

O que é subliminar?
Subliminar é qualquer estímulo não captado a nível de consciência por estar abaixo dos limites sensoriais receptores.

Onde encontramos?
Teoricamente, em todas as mídias, sua percepção não é consciente, elas estão, ou poderão estar em todo lugar.

O objetivo?
Entendemos que o objetivo maior da utilização das mensagens é manipular as mentes das pessoas.

Que saber mais confira: http://www.mensagemsubliminar.com.br

terça-feira, 13 de março de 2007

9ª Aula - 08/03 - Apresntação / cap. 13 e 14

Neste dia tivemos as ultimas apresentações, foi muito bom ver como a nossa galera é criativa, estão todos de parabéns.

Alguém nos segure.............

8ª Aula - 07/03 - Apresntação / cap. 10 e 11

Neste dia tivemos dois grupos apresentando, foi D+, primeiro tivemos o cap. 10 apresentado como uma festa reive. Depois foi a vez do meu grupo apresentar o cap. 11, no inicio estavamos um pouco nervosos, a medida que o tempo passava ficamos bem a vontade, pena que o tempo não foi suficiente para concluirmos a apresentação como queriamos, foi muito bom podermos colocar a nossa criatividade em pratica, isto foi só o começo.

sexta-feira, 9 de março de 2007

7ª aula - 01/03 - Apresentação cap. 6, 7 e 8

Nesta aula, tivemos as apresentações dos cap. 6,7 e 8 do livro O CORPO FALA.

quinta-feira, 1 de março de 2007

5ª Aula - 22/02/2007 - Trabalho o Corpo Fala

Nesta aula foi realizada a divisão dos grupos e capitulos a serem apresentados em sala, do livro O CORPO FALA.

3ª Aula - 14/02/2007 - A Linguagem do Corpo

Ferramente de suma importancia na comunicação, mais que por falta de conhecimento é muito pouco utilizada, nosso corpo diz muito mais do que nossas palavras, em nossa sociedade temos os politicos que são treinados para evitar que seus corpos digam o que realmente estão pensando. Entretando o livro o corpo fala nos faz uma advertência, não devos condenar nem tomarmos atitudes presiptadas pois algumas pessoas tem manias devemos ter muita cautela ao tentarmos interpretar as atitudes alheis.

2ª Aula dia 08/02/2007 - Graduação Só o Começo

Terminei a graduação, agora posso descansar.
Doce ilusão, quando terminamos a graduação, nossa luta está apenas começando pois com a globalização nossos conhecimentos será muito mais testado, por está razão devemos nos preparar e para isto podemos contar com alguns cuso: Pós-graduação Latu Sensu - Especializações, Pós -Graduações Strictu Sensu - Mestrado, Doutorado, Pós "doc".
Só depende de nós buscarmos o conhecimento.

1ª Aula dia 07/02/07 - O Herói Mitológico

Podemos, observar que hoje a mitologia está inserida em nossa sociedade, pois através dela podemos ter os sentimentos mais profundos despertados no ser humano, temos como exemplo os filmes de Hollywood, que muitas vezes nos fazem sentir como se os fatos por eles narrados fizesse de alguma forma parte de nossas vidas.

6ª Aula 28/02 - APRESENTAÇÃO CAPs. 3,4 e 5 / O corpo fala

CAP. 03 - PERCEBER EM VEZ DE OLHAR
O grupo, foi muito criativo, utilizando uma dupla caipira e um homem vestido de preto e com o rosto coberto para chamar a atenção da turma, enquanto isto no meio da sala uma outra integrnate do grupo, se mostrava totalmete alheia ao que estava acontecendo.Mostrando assim como podemos estar em um ambiante onde estamos apenas olhando e não percerer o que está ao nosso redor.

CAP. 04 - ANÁLISE DE UM SORRISO
Com este grupo, observamos os varios tipos de sorrisos, foi utilizado o ambiente de um necroterio onde ao fazer a analise da causa morte o médico nos mostrava, o que cada sorriso e expressão facial significava.

CAP. 05 - HARMONIA E DESARMONIA
Este grupo começou a sua apresentação com uma musica suave tocada no violão, de repente alguns alunos começaram a tocar apitos, estourar balões enfim fazer um barulho terrivél, com isto eles puderam nos mostrar que nossos ouvidos sabem distinguir perfeitamente o que está em harmonia do que está em desarmonia, e com certeza gostamos dos sons harmonicos.